#02: Um pouco de Nordeste, Romeu e Julieta negros e mais... Arquivo Negrê traz Congo e Moçambique
Uma curadoria dos assuntos que possam te interessar nessa semana
Olá! Que bom ver você aqui lendo a edição #02 da newsletter do Negrê! 🤎 Chegamos no mundo das news na semana passada com a intenção de ficar e fazer parte da rotina do seu e-mail. É sempre bom dar atenção para conteúdos e reflexões que são importantes pra gente e pra você também.
Queremos estar sempre perto de você e garantir que não deixe de ver conteúdos que importam pro nosso povo. Nossa newsletter é semanal. Todas as quartas-feira vai chegar uma curadoria preparada pelo equipe do Negrê na sua caixa de entrada. E caso queira conversar com a gente, pode nos enviar um e-mail para sitenegre@gmail.com 😉
As notícias e o nosso Nordeste 🌵
#Bahia
O cantor e compositor Carlinhos Brown trouxe o show “Umbalista” no evento de reabertura do Teatro Sesc Casa do Comércio na última terça-feira, 27, em Salvador (BA). Saiba mais sobre aqui.
O músico Marcola Bituca reapresenta seu terceiro álbum de estúdio nesta sexta-feira, 30. É a versão deluxe de “Galo, a ciência do Tambor” (2022). E agora terá mais duas faixas inéditas, “Folhas” com participação de Pedro Pondé e “Canções de Outra Cidade” em parceria com Everest. Leia a matéria.
#Ceará
O Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan, espaço de culto ao Candomblé localizado na cidade do Eusébio, está com a exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral” em cartaz até o próximo dia 12 de outubro. Quer saber mais sobre a mostra? É só clicar aqui!
Foto: Lili Rodrigues.
A cantora e compositora Ludmilla voltará à Capital cearense com a turnê Numanice, no próximo dia 2 de setembro. Confira mais detalhes!
Certamente todos aqui conhecem a história de Romeu e Julieta.
Mas nós não vimos uma Julieta e um Romeu negros antes…
Foto: Lauge Sorensen.
Os bailarinos brasileiros Gabriel Fernandes e Monike Cristina vão interpretar Romeu e Julieta na nova temporada da Joburg Ballet, uma companhia profissional de dança situada em Joanesburgo, na África do Sul 🇿🇦. Tivemos a oportunidade de conversar com os artistas e você pode conferir a entrevista completa aqui.
Radar Negro de oportunidades
O Ministério da Educação abriu inscrições para o Programa Bolsa Permanência que visa beneficiar estudantes indígenas, quilombolas e alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica até o próximo dia 30 de junho. Veja todos os detalhes!
⏳ Arquivo Negrê por Gabriel Cabral
Depois de mais de quatro séculos de domínio português em Moçambique 🇲🇿, a Luta Armada de Libertação Nacional abriu caminhos para a negociação de sua Independência, concretizada em 1975. Há quase 50 anos, a República Popular de Moçambique se tornava independente. Você pode entender o processo histórico aqui!
Avenida da Marginal, cidade de Maputo, Moçambique. Foto: Rohan Reddy/Unsplash.
Ainda pensando nesse cenário de descolonização na África, a República Democrática do Congo 🇨🇩 já alcançou um pouco mais de 60 anos de sua Independência. Nosso colunista e historiador explica como esse acontecimento se deu no texto disponível no site.
Será que podemos falar sobre felicidade?
A jornalista Larissa Carvalho reflete sobre um direito que, muitas vezes, mulheres negras pensam que é negado. Mais uma vez, o racismo nos engana e tenta direcionar nossas perspectivas de vida e sentimentos. Mas o direito à felicidade também é seu!
Nossa repórter Dhara Amorim decidiu registrar um pouco do que foi a exposição “Negros na Piscina”, na Pinacoteca do Ceará. A mostra buscou trazer uma paisagem social e afetiva de um Brasil em que corpos negros, indígenas e travestis tenham direito não só ao trabalho, como também ao descanso e à felicidade. Saiba mais na matéria e assista ao doc abaixo!
E não deixa de espalhar a novidade da nossa newsletter por aí entre os seus…
O Negrê precisa do seu apoio! Chega junto com a gente, participando do nosso financiamento coletivo. Apoie o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil!