#03: Independência da Bahia no Brasil, Cultura alimentar no Ceará e Mestre Zuza de Pernambuco
Uma curadoria de assuntos importantes da semana
Olá! É ótimo ter você aqui lendo a edição #03 da newsletter do Negrê! 🤎 Estamos no mundo das news pra ficar e fazer parte da sua rotina. É sempre bom dar atenção para histórias e reflexões que são importantes do lado de cá e daí também.
Queremos sempre estar perto de você e garantir que não deixe de ver conteúdos importantes. Nossa newsletter é semanal. Todas as quartas-feira uma curadoria preparada pelo equipe do Negrê vai chegar na sua caixa de entrada. E caso queira conversar, pode nos enviar um e-mail para sitenegre@gmail.com 😉
🌵 Um pouco do nosso Nordeste
#Bahia
Neste ano especial, a Bahia comemora o bicentenário da sua Independência, um momento histórico que marcou a trajetória do Brasil rumo à liberdade. A festa que ocorreu no último domingo, 2, contará com a presença do Governo baiano e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto: Governo da Bahia.
#Ceará
O documentário “Guardiãs: protegendo o tesouro alimentar do Ceará” (2023) é lançado na Capital cearense. A produção traz histórias de um Ceará que planta, extrai, pesca e cura a partir do alimento. Um Ceará que preserva as memórias de família e comunidades inteiras, sustenta sonhos, salga a vida. Um Ceará de Conceição, Lúcia, Socorro e Maria Luísa: mulheres espalhadas em três territórios do Estado. Elas que são guardiãs da cultura alimentar cearense por meio de diferentes práticas e processos.
Foto: Camila de Almeida/Estúdio Voa.
Você pode conferir todas as histórias contadas aqui.
#Pernambuco
A estudante de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Rayssa Feitosa, foi selecionada para um intercâmbio de quatro semanas no México em setembro. E para realizar esse sonho, ela está fazendo uma campanha de arrecadação nas suas redes sociais. Saiba como participar da campanha!
Oriundo de uma geração potente de ceramistas, o artesão pernambucano Mestre Zuza celebra 50 anos de carreira neste ano. Para comemorar, ele abre uma exposição a partir desta quarta-feira, 5, na edição 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, na cidade de Olinda (PE). Conheça um pouco de sua história aqui.
Foto: Salatiel Cicero.
Radar Negro de oportunidades
O Prêmio Malê de Literatura, da Editora Malê, recebe inscrições de escritores e escritoras que se autodeclaram negros até o próximo dia 30 de setembro. A premiação será em dinheiro e a inscrição é gratuita. (Leia mais sobre a oportunidade aqui)
⏳ Arquivo Negrê por Gabriel Cabral
Uma Independência conquistada! Assim é a Independência da Bahia no Brasil, declarada em 2 de julho de 1823. Vamos entender melhor…
Foto: Governo da Bahia.
A memória sobre a Independência do Brasil normalmente trata de nos contar uma narrativa que acontece dentro da burocracia estatal, fruto de acordos comerciais, sem abarcar a dimensão conflituosa, conturbada e, porventura, violenta que conseguimos observar nas independências da América Espanhola. A despeito disso, a Bahia foi palco de uma independência conquistada pela luta política. Entenda detalhadamente sobre o processo histórico aqui.
Ainda dá tempo de refletir sobre…
Gordofobia e relação da sociedade com o corpos gordo. O psicólogo e colunista Paulo Gonzaga em uma de suas colunas publicadas neste ano traz o assunto. “Um corpo gordo é um corpo gordo, independente do que você esteja fazendo para cuidar dele ou tenha uma boa condição de saúde, ele será visto sempre como um corpo doente”. (Leia a coluna completa aqui)
Já a médica e colunista Rayssa Okoro debate sobre o uso do próprio corpo por mulheres negras nas diversas buscas por prazer, liberdade, movimento e/ou ação pela dança e arte. (Leia a coluna aqui)
Negritude, autopercepção e autonomia. A jornalista Larissa Carvalho pensa sobre um debate costumeiro na comunidade negra: o questionamento da negritude do outro dentro do nosso próprio grupo racial. (Leia o artigo completo)
E não deixa de espalhar a novidade da nossa newsletter para os outros…
O Negrê precisa do seu apoio! Chega junto, participando do nosso financiamento coletivo. Apoie o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil!