#23: Festa de Iemanjá, Marina Araújo, Fortaleza Negra, Fleury Johnson e Instituto DIS
Confira os destaques da última semana de janeiro e início de fevereiro
Olá, leitor(a/e)! Tudo certo essa semana? Chegamos a terceira newsletter do ano. Na curadoria de conteúdos da edição #23, vamos destacar a Festa de Iemanjá em Salvador (BA), a chef cearense Marina Araújo, Fortaleza Negra, além do médico Fleury Johnson e o Instituto DIS.
Queremos estar sempre perto para garantir que você não deixe de ler bons conteúdos. Nossa newsletter é semanal. Toda semana uma curadoria preparada por nós chegará até você. E se quiser conversar, pode nos enviar um e-mail para sitenegre@gmail.com 😉
#Bahia
A Festa de Iemanjá, acontece nessa sexta-feira, 2, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e conta com uma ação de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Para isso, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), funciona entre os horários de 8h às 16h. (Saiba mais)
#Ceará
A chef cearense Marina Araújo, do Restaurante Cozinha Raiz Brasileira, é uma das cinco indicadas na categoria “Chef em Destaque” da sétima edição dos Melhores Sabores da Cidade. As votações online seguem até o próximo dia 18 de fevereiro no site www.saboresdacidade.com. (Leia a matéria)
Foto: Thiago Matine.
“A memória coletiva deve ser um recurso para servir para a libertação dos povos e não para sua servidão”. A partir desse pensamento do historiador Jaques Le Goff (1924-2014), a filosofia do projeto histórico-social Fortaleza Negra foi contornada: recuperar a memória da resistência dos homens e mulheres afrodescendentes no percurso da construção da cidade de Fortaleza.
Leia o texto “Fortaleza Negra: contando nossa própria história” no site.
Foto: Agatha Creston.
#Pernambuco
O projeto “Ler Pra Ser”, idealizado pela empresa recifense Liga Criativa, tem como objetivo percorrer 13 municípios de Pernambuco, das regiões da Mata Norte, Agreste, Sertão e Região Metropolitana do Recife, e o arquipélago de Fernando de Noronha, para mapear iniciativas de leitura e literatura. O resultado da pesquisa será a publicação de três revistas temáticas impressas e digitais, com distribuição gratuita para o público. (Leia a matéria)
Conheça Fleury Johnson e o Instituto DIS!
Fleury Kwegir Johnson é natural do Togo, um país do Continente Africano. Vive no Brasil há mais de 10 anos, tendo se naturalizado recentemente; Fleury Johnson é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dupla titulação pela Universidade de Lisboa.
Foto: Divulgação.
Acesse o portal e conheça mais sobre a história do médico Fleury Johnson, fundador do Instituto DIS – Diversidade e Inclusão na Saúde.
O Instituto DIS (Diversidade e Inclusão na Saúde) é uma organização sem fins lucrativos idealizada e fundada pelo médico togolês Fleury Johnson. Junto dos co-fundadores, a gestora de projetos e especialista em inclusão Bárbara Azeo e o advogado Danilo Pontes, eles promovem a junção entre inclusão e saúde, em alinhamento à agenda ESG.
Foto: Cris Vicente.
Clica aqui para saber mais!
*Os conteúdos de Publieditorial são patrocinados. Para consultar um orçamento, envie um email para sitenegre@gmail.com com assunto “Publieditorial”.
Olhares
Em seu primeiro artigo publicado no site, o psicólogo e palestrante Fernando de Oliveira propõe o pensamento, a reflexão e a compreensão sobre a construção da autoestima negra. Leia o artigo completo, clicando aqui.
Radar Negro de oportunidades
O psicólogo e colunista do Negrê, Paulo Gonzaga, oferece a versão gravada do seu curso online “Eu e o campo das masculinidades negras”. Dividido em seis aulas na plataforma Hotmart, o conteúdo soma mais de duas horas e proporciona um drive com mais de 30 artigos, textos e vídeos sobre as masculinidades negras. (Saiba mais)
O Jardim Miriam Arte Clube e a SP CINE abriram inscrição para uma série de cursos inovadores no âmbito do II Plano de Aprimoramento do Mercado Audiovisual Paulistano. As inscrições vão até dia 16 de fevereiro. (Leia a matéria)
A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba está com inscrições abertas, até o dia 18 de fevereiro, para selecionar 40 obras cinematográficas, entre curtas e longas. (Leia mais)
E chegamos ao fim da segunda edição do ano. Então não deixa de espalhar a nossa newsletter semanal para os seus e nos seguir nas redes sociais! 🥰😉
O Negrê precisa do seu apoio e engajamento! Chega junto, participando do nosso financiamento coletivo. Ou faça alguma doação para o PIX - sitenegre@gmail.com. Apoie o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil!